De Henrique Martins a Gabriela Martins – 3 gerações que engrandeceram Silves e o Algarve

21 Julho, 2024 Terra Ruiva 0

Com o desaparecimento de Maria Gabriela Rocha de Gouveia Martins, em Junho último, cessa em Silves a presença de uma família ímpar, hoje injustamente votada ao esquecimento, que denodadamente pugnou, durante três gerações, pelo engrandecimento da cidade e do concelho. O seu avô Henrique Martins, natural de Santarém, fixou-se em Silves em 1901, constituindo aí …

O post De Henrique Martins a Gabriela Martins – 3 gerações que engrandeceram Silves e o Algarve aparece primeiro no Terra Ruiva.

Percurso histórico em Silves- viagem no tempo até à greve dos corticeiros em 1924

16 Julho, 2024 Terra Ruiva 0

Os acontecimentos que levaram à morte do operário corticeiro silvense Francisco Santos Gonçalves, de 40 anos, no final da greve de 1924, foi o tema do percurso histórico promovido pela Câmara Municipal de Silves e orientado pelo professor António Guerreiro. O passeio histórico decorreu no dia 22 de junho, uma tarde de sábado com muito …

O post Percurso histórico em Silves- viagem no tempo até à greve dos corticeiros em 1924 aparece primeiro no Terra Ruiva.

Cidadãos entregam à CMS, “Petição pela Valorização do Grés de Silves”

15 Julho, 2024 Terra Ruiva 0

Um grupo de cidadãos de São Bartolomeu de Messines entregou à Câmara Municipal de Silves uma “Petição pela Valorização do Grés de Silves”, na qual sugerem algumas ideias para que este património natural seja preservado, recuperado e promovido, de forma a que a freguesia se afirme no panorama turístico como a “Terra do Grés”. Na …

O post Cidadãos entregam à CMS, “Petição pela Valorização do Grés de Silves” aparece primeiro no Terra Ruiva.

No Image

As ambições e constrangimentos de São Marcos da Serra há 100 anos

22 Junho, 2024 Terra Ruiva 0

O jornal «Folha de Alte» dedicou a São Marcos da Serra a sua coluna «Terras do Algarve», na edição de 1 de julho de 1924. Num texto assinado por António V. Vargas, o autor traçou as aspirações e dificuldades da freguesia há precisamente 100 anos. «Conquanto seja uma região pobre, devido à deficiência da fertilidade …

O post As ambições e constrangimentos de São Marcos da Serra há 100 anos aparece primeiro no Terra Ruiva.

No Image

Percurso Histórico em Silves “100 anos depois – 1924 – Crónica da Morte de um Operário Corticeiro”

20 Junho, 2024 Terra Ruiva 0

No próximo dia 22 de junho às 18h30, a Praça do Município de Silves será o ponto inicial para o Percurso Histórico “Silves, Crónica da Morte de um Operário Corticeiro”, que assinala “100 anos de uma das greves mais emblemáticas e significativas da história local.” Em 1924, a cidade de Silves foi palco de uma …

O post Percurso Histórico em Silves “100 anos depois – 1924 – Crónica da Morte de um Operário Corticeiro” aparece primeiro no Terra Ruiva.

No Image

À descoberta dos antepassados- Oficina de Genealogia em Silves reuniu vários curiosos

13 Junho, 2024 Terra Ruiva 0

As perguntas – quem somos e de quem descendemos, suscitam um número crescente de interessados ou apenas curiosos. Conhecer as suas raízes, apenas por simples curiosidade, para aumentar o conhecimento pessoal ou quiçá na esperança de ter antepassados ilustres, são razões que levam ao estudo da genealogia. Na tarde do dia 18 de maio, a …

O post À descoberta dos antepassados- Oficina de Genealogia em Silves reuniu vários curiosos aparece primeiro no Terra Ruiva.

O convento franciscano de Silves: aspectos da sua história

6 Maio, 2024 Terra Ruiva 0

Em tempos muito recentes (há cerca de uma dezena de anos), graças à marca de vinhos “Convento do Paraíso”, produzidos na Quinta de Mata-Mouros, reavivou-se uma memória, já bastante esbatida, de uma casa conventual que os frades franciscanos tiveram em Silves, naquele espaço, abaixo da cidade, na margem esquerda do Rio Arade. A presença da …

O post O convento franciscano de Silves: aspectos da sua história aparece primeiro no Terra Ruiva.

No Image

ABRIL – Como e porquê?

23 Abril, 2024 Terra Ruiva 0

De 1933 a 1974, Portugal viveu sob a guilhotina dum regime marcado por uma conceção presidencialista, autoritária e antiparlamentar, de partido único e corporativista, dirigido inicialmente por Oliveira Salazar e posteriormente, a partir de 1968, por Marcelo Caetano, assente na falta de liberdades individuais e coletivas, no medo, na censura, nas prisões e na repressão, …

O post ABRIL – Como e porquê? aparece primeiro no Terra Ruiva.