ICNF tem abertas consultas públicas para planos de gestão que abrangem várias freguesias do concelho de Silves

13 Abril, 2024 Terra Ruiva 0

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) tem abertas Consultas Públicas para planos de gestão que abrangem várias freguesias do concelho de Silves, nomeadamente Silves, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e União de Freguesias de Algoz e Tunes. Estes planos destinam-se a ser executados em áreas que integram a …

O post ICNF tem abertas consultas públicas para planos de gestão que abrangem várias freguesias do concelho de Silves aparece primeiro no Terra Ruiva.

No Image

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto lidera projeto europeu para evitar desperdício de vacinas

12 Abril, 2024 Terra Ruiva 0

Todos os anos, perdem-se 1,5 milhões de vidas em todo o mundo devido ao acesso insuficiente à vacinação. Ao mesmo tempo, mais de 50% de toda a produção das vacinas é desperdiçada, em grande parte, devido ao controlo ineficaz da temperatura durante o armazenamento/transporte. Esta é a inspiração para um novo projeto europeu, no valor de 3,6 milhões de euros, …

O post Faculdade de Ciências da Universidade do Porto lidera projeto europeu para evitar desperdício de vacinas aparece primeiro no Terra Ruiva.

O céu de abril de 2024

6 Abril, 2024 Terra Ruiva 0

Este mês, ver planetas não será tarefa fácil. Vénus, Marte e Saturno estão visíveis ao amanhecer, mas MUITO baixos no horizonte e só nascem já com a alvorada a decorrer, pelo que a luz do Sol vai dificultar a sua observação. Vénus, que se aproxima cada vez mais do Sol, no céu, já praticamente desapareceu. …

O post O céu de abril de 2024 aparece primeiro no Terra Ruiva.

Investigação conclui que invasão por acácias afeta as comunidades aquáticas nos ribeiros

3 Abril, 2024 Terra Ruiva 0

Uma investigação liderada pela Universidade de Coimbra (UC) concluiu que a invasão das florestas ribeirinhas por acácias afeta as comunidades aquáticas nos ribeiros. Os detalhes deste estudo podem ser consultados na revista Freshwater Biology. Como indica o mais recente relatório da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços do Ecossistema, a invasão por espécies exóticas é …

O post Investigação conclui que invasão por acácias afeta as comunidades aquáticas nos ribeiros aparece primeiro no Terra Ruiva.

Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal

27 Março, 2024 Terra Ruiva 0

No passado sábado, dia 23, a Hora do Planeta — uma iniciativa da organização não-governamental WorldWideFund for Nature (WWF) — foi celebrada por milhões de cidadãos em mais de 180 países e territórios. Portugal, um dos 35 países que aderiram logo na 2.ª edição (2008), também voltou a juntar milhares de pessoas, municípios, empresas e …

O post Hora do Planeta: mais de 41 mil horas doadas em Portugal aparece primeiro no Terra Ruiva.

Alterações climáticas estão a ameaçar mais espécies do que o esperado

24 Março, 2024 Terra Ruiva 0

Num estudo recentemente publicado pela revista científica Science of the Total Environment, uma equipa internacional de investigadores, na qual participa Miguel Carretero, professor do Departamento de Biologia na Faculdade de Ciências da Unibversidade do Porto e investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) , revela que existe um número superior ao esperado de populações …

O post Alterações climáticas estão a ameaçar mais espécies do que o esperado aparece primeiro no Terra Ruiva.

Marinha Portuguesa e Universidade do Algarve recolhem dados oceanográficos

20 Março, 2024 Terra Ruiva 0

A Marinha Portuguesa e a Universidade do Algarve realizaram, novamente, uma missão em conjunto, no dia 18 de março, através do Comando da Zona Marítima do Sul, para recolha de dados Oceanográficos. O grupo de investigação CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) da UAlg e o seu LUAV (Light Underwater Autonomous Vehicle), embarcaram no NRP …

O post Marinha Portuguesa e Universidade do Algarve recolhem dados oceanográficos aparece primeiro no Terra Ruiva.

Floresta Nativa celebra um ano com nova plantação de espécies, no Algoz

19 Março, 2024 Terra Ruiva 0

O projeto Floresta Nativa, que aplica o Método Miyawaki, celebra o primeiro aniversário, no Algoz, com uma atividade de plantação de espécies, aberta aos voluntários que queiram participar. Comprovado em todo o mundo, o Método Miyawaki permite o crescimento de florestas de  forma mais rápida e sustentável, através da plantação de espécies nativas, que  se …

O post Floresta Nativa celebra um ano com nova plantação de espécies, no Algoz aparece primeiro no Terra Ruiva.