A toponímia nas sedes de freguesia do concelho de Silves – III

10 Maio, 2021 Terra Ruiva 0

A 26 de abril de 1965, e pelo período de oito anos, Salvador Gomes Vilarinho assumiu a presidência da Câmara Municipal de Silves e por sua proposta Armação de Pêra ganhou novos topónimos, tendo sido deliberado “dar o nome Rua Dr. Oliveira Salazar à Rua III”, “dar o nome de Rua D. Afonso III a …

O post A toponímia nas sedes de freguesia do concelho de Silves – III aparece primeiro no Terra Ruiva.

A toponímia nas sedes de freguesia do concelho de Silves – II

12 Abril, 2021 Terra Ruiva 0

As décadas de 1950 e 1960 ficaram marcadas por um crescente desenvolvimento urbanístico de Armação de Pêra e como tal o aparecimento de diversos arruamentos o que originou a atribuição de quatro dezenas de topónimos. Por conseguinte, a 31 de agosto de 1956, a edilidade silvense aceitou a proposta da Junta de Freguesia de Armação, …

O post A toponímia nas sedes de freguesia do concelho de Silves – II aparece primeiro no Terra Ruiva.

A toponímia na cidade de Silves – Após a Revolução de Abril

10 Janeiro, 2021 Terra Ruiva 0

4. Toponímia criada após a Revolução de Abril O 25 de Abril, data marcante da história portuguesa que devolveu a liberdade ao país, também se fixou em muitas artérias de Silves, através dos topónimos que o evocam. Foi assim um pouco por todo o país, trazendo para as ruas das localidades nome do movimento e …

O post A toponímia na cidade de Silves – Após a Revolução de Abril aparece primeiro no Terra Ruiva.

A toponímia na cidade de Silves – A republicanização da toponímia

22 Outubro, 2020 Terra Ruiva 0

Em Silves, no edifício da Câmara, encontra-se patente, até ao final do mês de outubro a Exposição do Arquivo Municipal com o tema «A toponímia na cidade de Silves – II- A republicanização da toponímia em Silves». O Terra Ruiva colabora com esta iniciativa do Arquivo Municipal publicando um resumo da exposição. A versão integral, …

O post A toponímia na cidade de Silves – A republicanização da toponímia aparece primeiro no Terra Ruiva.

A toponímia na cidade de Silves: I – Silves e a toponímia até à I República

6 Outubro, 2020 Terra Ruiva 0

Em Silves, no edifício da Câmara, encontra-se patente,  a Exposição do Arquivo Municipal com o tema «A toponímia na cidade de Silves”., que se desenrola até ao mês de  novembro. O Terra Ruiva colabora com esta iniciativa do Arquivo Municipal publicando um resumo da exposição. A versão integral, relativa ao mês de setembro, com o …

O post A toponímia na cidade de Silves: I – Silves e a toponímia até à I República aparece primeiro no Terra Ruiva.

O Mercado Municipal de Pêra

19 Setembro, 2020 Terra Ruiva 0

Pêra é uma vila e sede de freguesia do concelho de Silves, com cerca de 20 Km2 de área e com uma população a rondar os 2432 habitantes (Censos de 2011) que dista 12,5 km da sede do concelho. A povoação de Pêra situa-se no extremo sul do concelho, confrontando a norte com a freguesia …

O post O Mercado Municipal de Pêra aparece primeiro no Terra Ruiva.